07/05/2020 às 16:02 Dicas

10 Dicas para um Feed Organizado

493
5min de leitura

1. Escolha as fotos que compõem o feed

Uma boa escolha de imagens faz toda a diferença na hora de criar um feed organizado. É uma situação muito diferente daquela que acontece nos Stories, por exemplo. Nesse formato de mídia rápida, você pode postar muito mais imagens e vídeos sem necessariamente traçar um plano. Isso porque, depois de 24 horas, elas desaparecerão. Mas o seu feed é permanente. Qualquer um pode visitá-lo e avaliá-lo a qualquer momento. Por isso, nada de postar a primeira foto que tirar. Pense se ela faz sentido para os visitantes, edite o quanto for necessário e considere a sua funcionalidade para o negócio.

2. Pense no seu feed na hora de tirar fotos

Para ter um feed organizado, não basta sair postando ao léu. Lembre-se que quando alguém visita o seu perfil, não acessa as fotos individuais, mas observa o mural de fotos como um todo. Por isso, observe e veja se os posts dialogam entre si. Planejar a estratégia é uma ótima maneira para fazer com que o feed faça sentido e não forme apenas uma sequência aleatória de conteúdo. A organização dos elementos de um álbum de fotos é um meio de mostrar o profissionalismo e a criatividade do administrador.

3. Escolha um tema ou estética

Para ter um feed organizado você precisa criar padrões. Em outras palavras, o usuário deve imaginar que tipo de conteúdo receberá ao segui-lo. Que tipo de coisas você posta? São dicas úteis para a sua persona? Imagens incríveis de lugares paradisíacos? Memes? Imagens editadas com frases motivacionais? Definido isso, é hora de pensar na estética. Ou seja, no modelo de postagem. O seu feed é como uma galeria de arte. Já imaginou o quão estranho seria uma estátua do Batman bem no meio do Museu do Louvre? Não faz sentido, não é mesmo? Por isso, pense em adequar às necessidades do público que pretende atingir. Assim, crie padrões de tema e estética para acertá-lo em cheio.

4. Aplique filtros semelhantes

Ainda falando sobre padronização, preciso citar os filtros. Eu sei que o Instagram oferece uma vasta gama de possibilidades incríveis para tornar as suas fotos ainda mais bonitas. Mas a escolha de um número limitado se faz necessária para que o público veja seus posts como referência. Veja bem, ao observar uma foto enquanto navega pelo próprio feed, é interessante que o usuário identifique as suas imagens somente ao bater os olhos. Trata-se de identidade. Com um padrão harmônico, não somente a cara do álbum muda, mas também as postagens específicas. Isso faz parte de um trabalho de criação de personalidade, que permite a assimilação imediata. Feeds com múltiplos filtros parecem confusos aos olhos do usuário. Basta pensar em um álbum de família. Não bate uma sensação estranha quando há uma foto recente em meio às de 20 anos atrás? Pois é, não queremos que o usuário sinta-se assim.

5. Organize o feed do por cor

A psicologia das cores é um elemento muito importante no marketing digital. Saber aproveitar-se desse recurso é muito importante para criar um feed organizado. Brinque com as imagens de cores semelhantes e seus elementos. Faça referências à identidade visual da sua marca. Aplique recursos e ferramentas que geram afinidade. As pessoas são submetidas a diferentes sensações quando lidam com cores. Portanto, vale a pena estudá-las para fazer o seu mural ficar ainda mais charmoso.

6. Padronize as bordas e recortes

Outra maneira de gerar uma identidade única para as suas imagens é por meio das bordas e recortes. Não é sequer necessário inserir a logo da sua marca. Basta estabelecer um padrão para que se tornem facilmente distinguíveis. Você pode utilizar esse recurso, ainda, para separar seus posts em categorias, criando padrões de design para diferentes tipos de postagem.

7. Separe seu feed em blocos

Para sair da mesmice, vale a pena investir no formato de blocos no Instagram. Basicamente é quando você utiliza a mecânica do feed a seu favor. No Insta, as fotos podem ser vistas individualmente, mas quando observadas no álbum são divididas em grupos de três imagens na horizontal. E se você utilizar cada uma dessas sequências para criar parâmetros criativos? Os blocos podem ser ainda maiores, mas a minha sugestão é que utilize, no máximo, nove imagens.

8. Não tenha medo de apagar

Quando criamos nossos próprios álbuns de fotos, o mais comum é que deixemos as imagens lá. Ou seja, você dificilmente volta ao mural para reavaliar o que foi postado, remanejar e apagar. Mas no caso de um feed organizado, essa é uma prática interessante. Ao revisá-lo de tempos em tempos, você verá que alguns posts não fazem mais sentido. Ou que outra sequência seria mais útil. A boa notícia é que é possível ocultar e tornar postagens visíveis, o que permite a reorganização.

9. Conte histórias

O storytelling é um dos mais interessantes recursos de marketing. A arte de contar histórias atrai a atenção das pessoas como nenhuma outra técnica. Você sabia que pode aplicá-la em seu feed no Instagram? Pois é, basta que as imagens sejam sequenciais. Contar histórias é uma ótima maneira de garantir que os visitantes se manterão engajados e observarão mais de uma foto para seguir a continuidade. Então, pense em soluções baseadas nesse recurso e aplique-o em seu mural.

10. Brinque com o seu perfil

Talvez a dica mais importante seja aquela que estimule dar asas à imaginação. O Instagram é uma rede social voltada à criatividade, algo muito admirado pelos utilizadores da plataforma. Portanto, pense em soluções inovadoras para o seu perfil. Para facilitar o seu trabalho, posso trazer algumas sugestões úteis para incentivo. O esquema de quadrados, por exemplo, consiste na criação de álbuns com um mesmo esquema de cores. É um formato muito interessante. A cor primária passa a ideia necessária aos visitantes. O branco representa a paz; o amarelo a alegria; o azul a tranquilidade. Outra ideia interessante é brincar com as grades do mural. O espaço em branco entre as fotos também pode ser aproveitado.Corte suas imagens e faça com que cada fração forme uma imagem maior para dar um aspecto diferente ao seu álbum. Recentemente me deparei com outro modelo interessante. Nele, as postagens na diagonal seguem o mesmo padrão de imagem e filtro. As imagens aliadas a textos e mensagens inspiradoras são mais um estilo que agrada muito aos fãs da marca no Instagram. Há, inclusive, pessoas que colocam sempre uma imagem em branco nas fotos do meio para dar um aspecto incrível ao álbum.  Via: Neil Papel 

07 Mai 2020

10 Dicas para um Feed Organizado

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cores feed fotografia gratis instagram oraganização oraganizado presets wilson filho

Quem viu também curtiu

08 de Mai de 2020

MELHORE SUAS FOTOS COM CELULAR: 8 DICAS FÁCEIS

12 de Jan de 2023

CASAMENTO EM TONS TERROSOS: TENDÊNCIA PARA 2023

09 de Nov de 2021

Checklist completo para casamento

Olá, sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp